A Escola Nova Cultural, antes denominada Educandário Chico Mendes, foi fundada no dia 03 de março de 1990, pela professora Sônia Cardoso, oferecendo apenas as séries iniciais da educação infantil, durante o turno matutino e vespertino. Situada a Rua Madureira, nº 125, no Bairro do Mandacaru. A escola recebeu essa denominação devido a homenagem prestada pela fundadora, ao homem de renomada militância ecológica e símbolo da luta em defesa da Amazônia e os povos da floresta, Chico Mendes.
O referido estabelecimento de ensino com intuito de atender as necessidades dos moradores do bairro foi crescendo e ampliando suas atividades, o que ocasionou a implantação do Ensino Fundamental I. Após sete anos de fundada a escola recebeu uma nova direção.
A professora Terezinha de Oliveira Gomes, assume a direção da instituição, com o objetivo de promover avanços em todos os aspectos sociais assim, em prosseguimento aos avanços conquistados ao longo da história da escola. Dessa forma, foi implantado o 6º ano do Ensino Fundamental II,
traçando metas para as séries subsequentes. Hoje, com o funcionamento do 9º ano do Ensino Fundamental II, a Escola Nova Cultural vem crescendo e se tornando uma das maiores e mais representativas unidades de ensino da rede particular de nossa cidade.
Temos consciência que a melhor escola é aquela que estende para dentro do seu ambiente, o carinho, a proteção à formação e a segurança que a criança ou o adolescente encontram em sua própria casa. Assim, com seus profissionais gabaritados e comprometidos com a educação, dentro de uma perspectiva pedagógica coerente e focada na formação de cidadãos dignos e competentes, é que acreditamos que estamos contribuindo para a transformação da sociedade.
Hoje a Escola Nova Cultural atende a demanda de mais de 410 alunos, regulamente matriculados nos níveis modalidade de ensino conferidos no artigo 23 da LBD 9394/96, assim organizados a partir de 2008: Fundamental I e II. Também oferecemos atendimento especializado às
crianças portadoras de deficiências físicas e mentais.
A Escola é um dos lugares socialmente instituídos para a criança se inserir na cultura urbana, para que se relacione com o outro e com o conhecimento. É parte de uma dinâmica, onde o sujeito organiza e interpreta suas relações com o mundo interno e externo.
É nela que aprendemos, a ler e a escrever, dois objetos socioculturais fundamentais numa sociedade letrada. Não ler e escrever, hoje, significa não dispor dos instrumentos básicos para inserção e participação social, para a constituição da cidadania. É nisso que acreditamos!